quinta-feira, 28 de setembro de 2023

004 - Pausa Para Um Vocabulário I

 


Vamos definir aqui algumas palavras e algumas regrinhas de sintaxe. Você não precisa necessariamente memorizar tudo, só leia e você pode voltar aqui depois se precisar.

A coisa mais básica são as instruções. O que separa as instruções é o ponto-e-vírgula.

 

var x = 5 + 7;

var oTexto = "Ajude quem precisa de você ;)";

 

Isso aí em cima são duas instruções. São expressões que mandam o computador realizar uma operação. No caso, atribuir o valor de 5 + 7 à variável x (ele vai fazer a operação matemática primeiro e simplesmente atribuir 12) e atribuir esse texto à variável oTexto.

Note que eu coloquei ponto-e-vírgula e parênteses na String, mas como eles estão dentro das aspas, não vão ter sua função normal, vão ser apenas texto.

Outra coisa importante: Eu podia ter escrito assim:

 

var x=5+7;var oTexto="Ajude quem precisa de você ;)";

 

O computador iria entender da mesma forma. Os espaços e a separação por linhas servem pra nós, humanos, conseguirmos ler o programa mais facilmente.

 

O conteúdo que atribuímos à segunda variável é diferente do da primeira. A primeira contém uma “integer” (às vezes é mais fácil usar o nome em inglês do que ficar tentando traduzir), um número inteiro, e a segunda uma “String”, uma simples sequência de caracteres. Um texto.

Agora uma função:

 

maiorQueCinco = function (numero) {

            if (numero > 5) {

                        return true;

            }

            return false;

}

 

Uma função, como eu disse antes, é uma maquininha dentro da máquina que é o programa todo. Você chama essa função sempre que precisar realizar aquela sequência de instruções. Isso é bom, porque assim você não precisa ficar repetindo aquele código um monte de vezes dentro do programa. Cada vez que precisa daquela operação, chama a função, e pode passar uma entrada, que chamamos de parâmetro, diferente, cada vez.

Essa função específica que eu escrevi aí em cima pega o parâmetro que chamamos de “numero” e, através de uma instrução condicional “if”, responde com sim ou não à pergunta: a entrada é maior que 5?

Em linguagem de computador, na verdade, ela responde como “true” ou “false”. Verdadeiro ou falso.

Então se eu escrever:

 

var x = 7;

If ( maiorQueCinco(x) ) {

            window.console.log("Puxa, é maior que cinco.");

} else {

            window.console.log("Não, não, é menor.");

}

Ele vai responder de acordo com o valor de x.

 

Por agora é só. Quanto aos loops, eu volto a eles logo, quando vou falar de um outro tipo de loop que existe além do “while”: o loop “for”.

 

 


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