Desde Abelardo até os dias de hoje, muita coisa mudou no mundo dos computadores, mas vou falar das 3 coisas que me iniciaram nesse universo.
Para isso, vou mostrar para vocês o JavaScript, uma linguagem que serve pricipalmente para programar páginas da web.
O texto abaixo é um html. Ele é o texto que diz para o navegador como montar a página. Tem coisas nesse texto que você pode não entender ainda. Eu podia explicar, mas prefiro contar outra coisa, uma coisa que eu aprendi sobre aprender: não deixe o que você não entende incomodar seus olhos. Sério cara, você pode até ler um livro e entender 30 porcento, e ainda sair em vantagem. Mas isso requer prática, comece com coisas pequenas. Esquece esse fantasma que diz que você não é inteligente.
Então copie o texto abaixo no Notepad (sim, o Notepad serve) e diga: não vou deixar esse negócio que eu não entendi incomodar meus olhos. Se eu precisar, mais tarde eu aprendo, mas agora eu quero focar naquilo que eu estou aprendendo hoje.
Então salve o arquivo como “umapagina.html” e depois clique nela pelo explorador de arquivos.
<!doctype html>
<html>
<head>
<meta charset="utf-8">
<script src="instructions.js"></script>
<title>Página Legal</title>
<head>
<body>
<h1> Essa página é legal </h1>
<p>
Sim, eu olhei e é uma página bem legal
</p>
<body>
</html>
Você deve ter percebido que as partes em negrito são o que aparece escrito. Você pode mudar elas, e o texto vai mudar.
Agora aperte o F12 dentro do browser. Você vai ver que ele não achou algo. É o arquivo instructions.js, que a gente está pedindo pra ele ler naquela parte que está escrito <script>.
Então crie um arquivo novo no notepad e escreva só:
window.console.log( 5 * 8 );
Salve esse arquivo como instructions.js ( js quer dizer JavaScript), na mesma pasta do umapagina.html e abra o html de novo e aperte F12 de novo.
A instrução que a gente deu foi pra exibir o resultado de 5 * 8, e ele fez isso.
Primeira Coisa
A primeira das coisas mais legais que o computador faz é salvar uma variável. Agora a gente vai deixar o html de lado e mexer no “instructions.js”.
Vamos criar uma variável chamada x.
Substitua o texto por
var x = “Fernando”;
window.console.log(“Meu nome é” + x);
Abra de novo e veja.
Ele sabe que “x” é Fernando.
É como se fosse uma caixinha. Se eu preciso de “Fernando”, o computador sabe onde está a caixinha onde “Fernando” foi guardado.
Agora vamos fazer um negócio mais chique.
Substitua todo o texto do nosso arquivo JavaScript por:
var nome = prompt("Oi! Qual o seu nome?");
alert("Seu nome é " + nome);
Abra o html de novo.
Legal, né? Mas vamos fazer algo ainda mais legal.
Segunda Coisa
A segunda coisa se chama “instrução condicional” e usa a palavra “if”. “Se”.
Substitua o texto por:
var nome = prompt("Oi! Qual o seu nome?");
if (nome == "Fernando") {
alert("Você é bagunçado, mas é legal.");
}
Você não precisa abrir o arquivo de fora para atualizar, é só apertar F5.
O que a gente disse foi:
Pergunte o nome e salve na variável “nome”.
Se (nome for “Fernando”)
{ alerte “Você é bagunçado mas é legal”. }
E o legal é que você pode enfileirar ifs para situações diferentes, usando “else”, ou seja, “em outro caso”.
Faça assim:
var nome = prompt("Oi! Qual o seu nome?");
if (nome == "Fernando") {
alert("Você é bagunçado, mas é legal.");
} else if (nome == "Amanda") {
alert("Caramba, você está bonita hoje!");
} else if (nome == "Carlinhos") {
alert ("Eu te acho tão bacana");
}
Talvez você possa usar isso para fazer seu irmão mais novo sorrir.
Agora, você pode ter reparado que, se o nome for qualquer um que não um desses 3, o programa não sabe o que fazer. A gente pode “else” sem “if”, pra dizer o que ele faz em todos os outros casos.
Complete nosso programinha dessa forma:
var nome = prompt("Oi! Qual o seu nome?");
if (nome == "Fernando") {
alert("Você é bagunçado, mas é legal.");
} else if (nome == "Amanda") {
alert("Caramba, você está bonita hoje!");
} else if (nome == "Carlinhos") {
alert ("Eu te acho tão bacana");
} else {
alert("Eu não sou um programa infinito, mas prazer em te conhecer.");
}
Por hoje é isso. No próximo vamos aprender a terceira coisa, que se chama loop. Vamos usar números, mas nada demais. Até lá.
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